Foz do Iguaçu receberá Enéias Tavares escritor de Literatura Steampunk Brasileira

 

É de conhecimento geral que nossa cidade tem muitos atrativos naturais, e que eles atraem milhares de turistas. Porém, o que nós, os moradores, não nos habituamos a pensar em como esse nosso grande quintal é naturalmente um cenário em potencial para as mais incríveis histórias!

Sim, durante todos esses anos, tivemos alguns trabalhos que falam da beleza das Cataratas, da magnitude da Itaipu e da efervescência da fronteira. Porém, somente de poucos anos para cá a fantasia vem explorando esse caldeirão de possibilidades e o expandindo para além da realidade. Autores brasileiros do gênero deixam um pouco de lado o litoral e as grandes cidades e usam aquele ar de mistério, magia e natureza que só existe aqui.

Como exemplos de fantasias focadas em romances temos Josy Stoque com a sua série dos Qu4tro Elementos, que usa o cenário das Cataratas como um fator importante no passado da sua personagem principal; e Nacqua – o Reino Escondido, da Cristina de Azevedo, revelando um mundo de seres aquáticos escondidos nas águas que cercam a cidade. Também temos o autor local, Alexandre Kalfeld, com o livro O Anatomista de Dragões, que ilustra a época da passagem da Coluna Prestes em um início de Foz do Iguaçu, onde a fronteira era usada para o tráfico de dragões.

O gênero Steampunk Trata-se de um estilo de fantasia onde nos deparamos com uma tecnologia retrô, que traz soluções futurísticas em um tempo onde a energia elétrica estava dando os seus primeiros passos. Assim, em obras desse estilo, podemos encontrar computadores de madeiras e aviões a vapor. É baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados, como Júlio Verne, no fim do século XIX, e mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis super velozes e até mesmo robôs.

 Foz do Iguaçu estará sob os holofotes da literatura Steampunk brasileira: no dia em que completa seus 103 anos, os autores Enéias Tavares e Alexandre Kalfeld irão apresentar o conto “Vitória, Bento & Mambá contra os Monstros de Ferro de Foz do Iguaçu”. O lançamento da obra será em conjunto com o booktour “Experiência Folhetinesca do Ano”, em que o escritor gaúcho virá para a cidade lançar a sua nova novela do universo Brasiliana Steampunk. Para leitores de fantasia, aqueles que têm pretensões de produzir trabalhos dentro desse gênero ou simplesmente para quem ficou curioso, o evento, ele será aberto ao público e acontecerá na Livrarias Curitiba, no Shopping Catuaí Palladium, a partir das 19hs no dia 10 de junho. Além do lançamento, acontecerá um bate-papo com o autor, onde ele falará sobre como é ser um escritor de fantasia no Brasil, as possibilidades do mercado literário e, é claro, porque Foz do Iguaçu foi a única cidade do interior escolhida por ele para fazer parte desse booktour.

page_1

Sobre o conto:

Em “Vitória, Bento & Mambá contra os Monstros de Ferro de Foz do Iguaçu”, os heróis de Brasiliana Steampunk se juntam ao guerreiro indígena Mambá para solucionar um mistério terrível que envolve uma multinacional demoníaca e as fabulosas criaturas que estiveram na fundação da Assombrosa Foz do Iguaçu. Nesta novela, literatura brasileira, folclore paranaense & fantasia steampunk se encontram numa aventura extraordinária!

image001

A novela será lançada na Amazon via Kindle Unlimited, como outros contos de Brasiliana Steampunk. Porém, aos presentes no evento no dia 10, haverá uma surpresa mais que especial: adquirindo “Guanabara Real – A Alcova da Morte” o leitor ganhará gratuitamente um exemplar impresso de “Os Monstros de Ferro de Foz do Iguaçu”! Mas, chegue cedo, pois a tiragem é limitada: apenas 100 exemplares numerados e autografados pelos autores.

webcard-evento-alcova-da-morte

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/138354170045241/

Enéias Tavares é professor na UFSM, produtor transmídia e criador das séries literárias Brasiliana Steampunk e Guanabara Real, cujos primeiros volumes “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison” (2014) e “A Alcova da Morte” (2017) tem recebido atenção do público e da crítica. Colunista do portal CosmoNerd e sócio da empresa de comunicação jovem e nerd Grupo EPIC, tem desenvolvido projetos de games, livros e audiovisual. É também o curador da exposição “Fantástico Brasileiro”, ao lado de Bruno Matangrano (USP), projeto que reconta a história da literatura brasileira através de um viés fantástico e insólito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s