Pré-Conferência Municipal de Cultura

Cultura realiza duas pré-conferências

Encontros acontecem na Fundação Cultural e na Unioeste.

150408_496638220415507_531985933_n

Os debates, discussões e propostas voltadas à construção de políticas públicas culturais em Foz do Iguaçu começam a ganhar forma, durante os encontros preparatórios para a II Conferência Municipal de Cultura, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, no campus do Instituto Federal de Educação (IFPR).

Nos próximos dias, serão realizadas duas pré-conferências, abrangendo temas e públicos diversificados. Neste sábado (20), às 09 horas, a Fundação Cultural irá receber produtores, artistas, representantes dos governos e a comunidade para discutir o eixo “Sistema Nacional de Cultura e Plano Municipal de Cultura”.

No encontro, serão abordados os instrumentos e as políticas de Estado voltadas ao fomento cultural e serão apresentadas as premissas do Plano Municipal de Cultura (PMC), ferramenta que norteará as ações públicas durante os próximos dez anos.

“O processo de conferência vai muito além de contribuirmos com o debate nacional. A grande contribuição está em reforçar a rede de atores culturais e seu poder de influenciar na criação de políticas públicas para a cultura que privilegiem os produtores culturais locais”, reflete Ramon Fernandes Lourenço, representante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Já na segunda-feira (22), a partir das 19:30 horas, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Foz) irá abrigar a Pré-conferência Municipal de Cultura, com o tema “Cultura e Desenvolvimento”. Mobilizado pelo Grupo de Cultura/Unioeste e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o fórum terá como foco a institucionalização dos territórios criativos e a valorização do patrimônio cultural em destinos turísticos como forma de desenvolvimento.

“As pré-conferências são canais importantes de participação de todas as pessoas, onde a comunidade informa aos governos quais as ações que devem ser realizadas em favor da coletividade”, diz Alexandre Palmar, integrante do CMPC.

Até agora, já foram realizadas pré-conferências na Unila e na Biblioteca Comunitária CNI, no bairro Cidade Nova. Os encontros são abertos a toda a população, sem a necessidade de inscrição prévia.

Foto 02???????????????????????????????

Pré-conferências realizadas na Unila e no bairro Cidade Nova. (Fotos: CMPC).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s