Roda Literária sobre Livros Nacionais

Projeto da Livraria Sebo Cultural, em parceria com o Ministério da Cultura, realiza uma roda literária e coloca como centro de discussão os livros nacionais, que estão ganhando um espaço cada vez maior no mercado editorial.

Na última semana de julho acontece a Semana do Livro Nacional, e existe uma organização a nível nacional programando vários eventos literários em várias partes do país, onde escritores nacionais farão ações promovendo livros brasileiros lançados nos últimos anos. Acompanhando o fenômeno literário da literatura de ficção e fantasia que está esquentando o mercado editorial a nível mundial, autores nacionais não somente tiraram seus originais na gaveta para serem publicados como estão fazendo diferença no cenário da atual da leitura entre os brasileiros. Da mesma forma, cada vez mais leitores brasileiros estão e dando conta de que não precisam depender de escritos de fora para encontrem as histórias que gostam de ler, e ainda as vantagens de ter um escritor favorito tão próximo. Juntamente com blogs literários, editoras, escritores e leitores estão unindo forças para que esse panorama fique evidente para a sociedade brasileira, e o primeiro exemplo concreto dessa união, com abrangência nacional, é a Semana do Livro Nacional.

semana do livro

Durante nove dias, o grupo organizador do evento, com quase quatrocentas pessoas em todo o país, reunirá leitores para um bate-papo descontraído sobre a literatura nacional. A Semana do Livro Nacional acontecerá em 16 cidades: Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Guarulhos, Santos, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Campo Grande, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife, Curitiba e Caxias do Sul. A mega-ação motivou campanhas de incentivo à literatura nacional, como a página no facebook “Eu Leio Brasil” que divulga um manifesto em prol do mesmo ideal. Também agregou blogueiros nas páginas “Liga dos Autores Nacionais” e “Já Li um Nacional” que tem o intuito de divulgar as obras. O portal “Novos Autores” o grupo “Fantastiverso”, e a revista digital “Brasil Literando” se uniram por já terem o mesmo propósito. Marcas como Moleco e Amazon dão seu apoio à divulgação da SLN e dos livros em seus sites. Por ser promovida de forma disseminada, fundações, autoridades e governos também se envolveram neste projeto que promete mudar o modo como o leitor encara a literatura brasileira contemporânea.

A roda literária do mês de julho da Livraria Sebo Cultural vem de encontro com os ideias da SNL e propõe abrir a discussão na cidade sobre os livros nacionais. Com a participação dos escritores da região, vai dar espaço para que os interessados no assunto saibam mais sobre os passos que já foram dados e os objetivos que se esperam alcançar com essa semana dedicada. Nesse sábado (06), a partir das 10hs, venha participar da Roda Literária sobre Livros Nacionais e faça parte desse movimento!

A iniciativa da Livraria Sebo Cultural visa oferecer momentos onde a literatura e a leitura estejam presentes na comunidade, e faz parte do Fundo Pró-Cultura de Programação Culturais em Livrarias. A atividade é gratuita, aberta ao público e vai contar com a participação de escritores, produtores culturais, além de estudantes do Ensino Médio de colégios estaduais e privados.

Para saber mais sobre a Semana do Livro Nacional, acesse:
http://semanadolivronacional.blogspot.com.br/

Serviço:
Roda literária sobre Livros Nacionais
Livraria Sebo Cultural. Rua Jorge Sanwais, 263. Entre a Avenida Brasil e a Avenida JK.
Sábado. 06 de julho de 2013. A partir das 10hs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s